terça-feira, 31 de março de 2009

Arapoanga: GDF e Governo Federal unidos pelo bem comum









No dia 28 de março de 2009 foi realizado o III Encontro Diálogos Distritais que tem por objetivo principal ouvir a comunidade para criar políticas públicas que de fato sejam proveitosas. Para abrir o encontro houve apresentação do grupo de basquete de rua da CUFA DF , o D’Ruas, com performance musical de DJ A.




Embora não houvesse um grande número de moradores da comunidade do Arapoanga, o Diálogo foi considerado pelos idealizadores do projeto um dos mais produtivos. Na voz de Carlos, morador da cidade do Arapoanga há 14 anos, o governo e a CUFA puderam reforçar a importância da presença do governo na região, “A educação e a cultura ajuda e muito o cidadão. Sinto muito porque a comunidade em peso não está presente aqui. Os nossos jovens precisam de lazer. Antes tinha e era ótimo. Tem muita gente boa do lado artístico também”.
Além do GDF e da CUFA, o Governo Federal representado pelo Ministério da Justiça, nas pessoas de Reinaldo Chaves e Cláudio Tusco, assessores do gabinete do ministro e do Programa Nacional de Segurança com Cidadania- PRONASCI, estiveram presentes e contribuíram para o projeto reforçando que a vontade do governo é acertar, e para isso, é necessário investir em ouvir o que o povo deseja para criar programas de qualidade e sintonia entre as atividades que as comunidades que são multiculturais necessitam.


Reinaldo Chaves frisou ainda a importância da região do Arapoanga para o governo, “Elencamos um grau de prioridade para desenvolver as atividades. A comunidade do Arapoanga, por ser uma das cidades mais violentas do Distrito Federal nos faz pensar em como estabelecer uma lógica de paz com enfrentamento. O jovem está mais exposto a rua e experimentações e Arapoanga não tem espaços de debate, cultura, um espaço público saudável para envolver estes jovens”. Reinaldo terminou sua fala dizendo que a rua também é um local importante para o jovem, por ser a rua o maior exercício de sociabilização, “Não é a saída tirá-los da rua e sim, tornar a rua um ambiente saudável”, conclui.


A moradora Sílvia Gomes concordou com todos os presentes, mas cobrou políticas para os idosos e adultos. “Não há projetos que as pessoas de 30 anos estejam inclusas, tem muita gente nesta idade que está desempregada e precisa de uma ocupação também. E os idosos? Eles também precisam”.

Ao lembrar-se de problemas enfrentados pelas comunidades, o Secretário Adjunto de Cultura, Beto Salles, prestou uma homenagem ao gerente de bibliotecas da Secretaria de Cultura desde 2006, Cassemiro Silva de Souza, morto na noite de terça feira, 24 de março de 2009, por um grupo de assaltantes, incluindo um adolescente. Ele reagiu ao assalto, foi baleado e não resistiu aos ferimentos. Mais uma vítima dos problemas que a sociedade brasileira enfrenta.



Um comentário:

  1. Fico feliz pela homenagem que fizeram ao meu irmão pois o anseio dele em socializar o conhecimento e diminuir as diferenças entre as classe sociais em prol da CULTURA era muito grande...quanto a ele ter reagido... acho muito difícil.
    Um abraço Maria Lucinete

    ResponderExcluir