terça-feira, 17 de março de 2009

Cultura na Cidade Estrutural

A Central Única das Favelas do Distrito Federal junto a Secretaria de Estado de Cultura realizou o 1º Diálogos Distritais, na tarde de 14 de março de 2009, na cidade Estrutural. O governo foi ao povo para mais uma vez afirmar que uma das funções do governo é trabalhar em prol de melhorias para as periferias e ressaltar que a comunidade deve acompanhar as ações governamentais e se organizar para cobrar tais benfeitorias.
O encontro teve início com a intervenção do basquete de Rua do grupo D’Ruas regado ao Hip Hop com o DJ A e o MC Hadda, seguido de uma clínica de manobras artísticas com a bola. Ao todo foram quarenta pessoas presentes na reunião e mais de duzentas na intervenção e na clínica.



O tema principal do encontro foi o Fundo de Apoio a Cultura (FAC). Os convidados Beto Sales (secretário-adjunto de Cultura), Ione Carvalho (subsecretária de Políticas Culturais), Alexandre Menegale (subsecretário de Relações Institucionais), Rosa Coimbra (assessora especial), Ana Cristina Viana (assessora), André Mendes (assessor), Wagner Barja (diretor do Museu Nacional), Johanne Madsen (Espaço Cultural 508 Sul), Ana Tavera (Museu de Arte de Brasília) e Cassimiro Souza (gerente de Bibliotecas), explicaram as mudanças ocorridas no FAC e ainda, esclareceram dúvidas da comunidade com relação ao incentivo a cultura.


A moradora Lucilaila Alencar Dias esteve presente no encontro representando alguns jovens da região. "Venho aqui pedir socorro em nome dos jovens desta cidade. Não temos o básico como bolas, uniformes, um espaço para a prática de atividades culturais e até esportivas. Devido a falta deste mínimo, a violência, a ociosidade e a perspectiva de vida assumem o controle da juventude que já não acredita mais nas promessas da administração da cidade, e por conseqüência nas outras frentes governamentais", diz.

Em resposta ao clamor, mesmo sem querer fazer um “encontro de promessas”, Beto Salles disse que o FAC vai ter uma ação específica para os problemas da periferia e que o fundo sofre um processo de simplificação justamente para estimular a cultura popular e quer que realmente o projeto chegue a todo o DF e que este governo quer investir em espaços para divulgar e expressar esta arte.
O desdobramento deste encontro se concretiza com a criação uma rede de acompanhamento e discussões das políticas públicas culturais do DF, tendo como meio um grupo para diálogo online e um blog para registro de novas informações bem como fotos, textos, vídeos, editais e esclarecimento de dúvidas sobre os fomentos de cultura do DF com o intuito de estabelecer um diálogo permanente com artistas e produtores culturais, dando prioridade aos grupos instalados na periferia da capital, que têm maiores dificuldades de comunicação com o governo.



Depois da Estrutural, serão visitadas as cidades de Itapoã (dia 21) e Arapoangas (dia 28), sempre aos sábados, das 15h às 18h. Toda e qualquer dúvida pode ser encaminhada para a Secretaria de Estado de Cultura pelo endereço http://www.sc.df.gov.br/ ou para a Central Única das Favelas do Distrito Federal pelo telefone 3224-6557.

10 comentários:

  1. Rosa Coimbra foi eleita Presidente do Conselho de Cultura do Distrito Federal pelo pleno do Conselho que é paritário, isto é metade do Governo e a outra da Sociedade Civil. Coloca-la como Assessora Especial diminui a importancia do Conselho e é o momento de reforça-lo como estimulador e alavancador das políticas públicas do GDF.
    Abs,
    Maestro Renio Quintas

    ResponderExcluir
  2. Ficou ótimo o blog. É pra valer. Vamos simplificar o FAC, para que o fundo seja acessível a todos.
    Foi uma excelente experiência, participativa, pedagógica.
    Vamos em frente.

    Beto Sales

    ResponderExcluir
  3. Caramba! Que legal ver a galera dando a cara a tapa...
    Vai dar certo, tenho certeza. Essa parceira CUFA / Cultura DF vai dar samba, hip hop, sertanejo, rock...
    Valeu

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Blog também fiquei muito feliz e estarei ligadissmo aqui! Aqui começa um novo futuro pro DF!

    ResponderExcluir
  5. Salve quero saber notícias de como foi Itapoã!
    Abração
    Renio Quintas

    ResponderExcluir
  6. Show de bola realmente

    Exemplo para todo o Brasil e mundo

    Anderson Maciel
    Sinop - Mato Grosso

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog... para mim está sendo muito rica a experiência de ir nessas cidades ver de perto a "realidade" vivida por essas comunidades. Vamos em frente rumo a uma política cultural mais justa e acessível a todas as comunidades do DF!! Ah... soh uma reclamação...podem corrigir meu nome rsrs.. é Cassemiro com e e não com i..rsrs.forte abraço a todos!

    ResponderExcluir
  8. Itapoã foi fantástico. Mais uma vez os gestores da SC puseram a cara a tapa, ouvindo as demandas e as reclamações dos artistas, líderes comunitários, e produtores locais. Ainda esta semana vamos ao Ministério Público discutir formas de simplificação das exigências legais para os artistas da periferia. À noite, show do GOG, com direito à canja da renovadíssima Lady Zu.

    A ação é mesmo pra valer. A democratização do FAC é prioridade absoluta da SC. Com os pontos de cultura, as tendinhas e o circuito Capital Cultural, vamos fechar uma proposta articulada.

    É revigorador perceber um encantamento com a vida, uma expressão artística pungente, em ambientes degradados pela ausência de compromisso dos atores sociais formais.

    A Brasília que rejeitou o planejamento higiênico, certinho, um ser inanimado, alheio à realidade acachapante que inunda o Brasil de desafios, quer ser ouvida.

    E vai ser, podicrê.

    BS-

    ResponderExcluir
  9. São muitas as vozes dos acachapados, já se contemplam 49 anos, aqui nessa cidade. Sim, queremos SIM ser ouvidos. Brasília e toda a periferia do Distrito Federal QUEREM SER OUVIDOS SIM. E em breve vamos querer muito mais do que dinheiro para produzir nossos projetos, vamos querer poder participar da construção desse importante projeto que é a CULTURA DO DISTRITO FEDERAL, A CULTURA DE BRASÍLIA. ARNALDO ANTUNES já disse por nós: "A gente não quer só dinheiro..."

    OS atores sociais? Somos todos, formalizados e não formalizados, é bom quando se tem consciencia disso. Se essa AÇÃO do governo for CULTURAL, em seu conceito e significado, temos muito a comemorar.

    Espero que a simplicidade e a honestidade com a cidade e todos esses jovens cheios de sonhos e expectativas por um MUNDO melhor, sejam os guiões desse projeto que aqui se apresenta.

    É preciso muita coragem para se construir algo que seja plural, democrático e PARTICIPATIVO. É preciso um VERDADEIRO projeto politico cultural para Brasília e o restante do DF.

    Parabéns aos corajosos e que não se deixem levar pela vaidade e não se acovardem no futuro.

    Parabéns aos que construiram mais esse espaço.

    William Alves.
    Associação Cultural FAISCA

    ResponderExcluir
  10. Segunda as fotos e texto de como foi Itpoã estará no ar.

    Este espaço é importânte para sanar os anos e anos que nossas comunidades ficaram fora desse processo de formação, informação e construção.

    Nunca fomos recebidos, e sempre faziamos do nosso jeito.. Mas é hora de nos organizarmos e sermos recebidos bem como ouvidos.

    Não queremos dinheiro, realmente Willian, queremos a oportunidade de mostrar com qualidade nossas produções, queremos os espaços em nossas cidades, queremos expor nossas obras..
    Queremos contribuir e cosntruir uma politica cultural no DF.

    Vamos a Arapongas em Planaltina. Cidade com 150 mil habitantes....

    Este exercicio e todo nosso, e vamos fazer dele um espaço de troca de experiências e ações...

    Abraços;

    Max Maciel
    CUFA DF

    ResponderExcluir