segunda-feira, 23 de março de 2009

Diálogos Distritais chega ao Itapoã





No segundo encontro do Projeto “Diálogos Distritais”, realizado no último sábado (21), no Itapoã, participaram da conversa, mais de 30 pessoas, entre líderes comunitários, produtores culturais e jovens. Max Maciel, coordenador da Central Única das Favelas (Cufa-DF )acompanhou a comitiva da Secretaria de Cultura, que teve a oportunidade de escutar a comunidade acerca de seus anseios, além de esclarecer algumas dúvidas.





A equipe da Secretaria de Cultura foi formada por Beto Sales (secretário-adjunto), Ana Cristina Viana (assessora), André Mendes (assessor), Ana Tavera (Museu de Arte de Brasília), Alessandra Ribeiro (Museu do Catetinho) e Cassimiro Souza (gerente de Bibliotecas). Também participou da reunião o subsecretário de Programas Comunitários da Secretaria de Segurança Pública, Normando Feitosa.
A comitiva da Secretaria de Cultura visitou diversos pontos da cidade logo na chegada ao Itapoã, e observou as dificuldades enfrentadas pelos moradores locais. Durante a visita, a ocupação do BOPE chamou a atenção, Itapoã é citada constantemente na mídia como uma região de conflitos.



Durante o diálogo, José Oliveira Sobrinho, gerente de Cultura, Esporte e Lazer do Itapoã ressaltou que o “que diminui os índices de criminalidade não é a repressão policial, e sim a cultura, o esporte, o lazer, iniciativas que tirem as crianças da rua. E que a população do DF precisa reconhecer Itapoã como cidade e não mais uma invasão”.
O encontro teve início com a intervenção do basquete de Rua do grupo D’Ruas regado ao Hip Hop com Dj. Batma. O encontro aconteceu na sede do Grupo Radicais Livres, “Expresso Periferia” que desenvolve atividades esportivas e culturais junto à comunidade do Itapoã. Durante o diálogo, o grupo D’Ruas realizou simultaneamente clínica de manobras artísticas com a bola para as crianças.



Assim como na primeira etapa do projeto, realizada dia 14 na Estrutural, o acesso aos recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) foi um dos pontos mais questionados. A comunidade também discutiu a implantação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.
“O ‘Diálogos Distritais’ tem como objetivo nos tirar do gabinete e chegar mais perto das comunidades, estabelecendo um contato maior entre governo e os produtores culturais regionais. Nessas conversas, além de esclarecermos algumas dúvidas, conhecemos um pouco mais do dia-a-dia das comunidades que visitamos”, destacou Beto Sales.



Além desse blog que registra novas informações, fotos, textos, vídeos, editais e esclarecimento, foi criado um grupo para diálogo online. O objetivo é estabelecer um diálogo permanente com artistas e produtores culturais, dando prioridade aos grupos instalados na periferia da capital, que têm maiores dificuldades de comunicação com o governo.



A próxima comunidade a ser visitada será Arapoangas (dia 28), das 15h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário